Resenhas 

A noite em que o heavy metal falou mais alto

Os fãs de heavy metal de São Paulo puderam se deliciar com um show no mínimo histórico, o encontro de dois nomes essenciais do heavy metal mundial: os ingleses do Tygers Of Pan Tang e os holandeses do Picture. Para deleite do público brasileiro, as bandas que estão de passagem pela América Latina em turnê conjunta e que já haviam tocado em Curitiba, Rio de Janeiro e Limeira, puderam ver o Picture, que já havia tocado no Brasil a 3 anos atrás e o Tygers Of Pan Tang, que pela primeira vez se apresentava por aqui.

A primeira banda a subir ao palco foram os britânicos do Tygers Of Pan Tang, com seu áureo som da famosa New Wave Of British Heavy Metal, os caras foram uma das principais bandas do movimento que chacoalhou o mundo na passagem dos anos 70 para os 80 em toda a Europa. O grupo que prometia um set especial, cumpriu sua palavra e por mais de uma hora tocou os clássicos da era de ouro do heavy metal, além de sons dos últimos discos.

A banda que já passou por uma série de mudanças no lineup, foi reagrupada pelo guitarrista da formação original Robb Weir e conta com o vocalista Jacopo Meille, Micky Crystal na guitarra solo, Gavin Gray no baixo (ex-membro da famosa banda NWOBHM Blitzkrieg) e Craig Ellis na bateria.

O grupo relembrou as músicos dos primórdios da carreira como “Euthanasia“, “Wild Catz” e “Don’t Touch Me There” do primeiro disco Wild Cat de 1980, “Hellbound” e “Don’t Stop By” do disco Spellbound de 1981, “Love Don’t Stay” e “Never Satisfied” do disco Crazy Nights de 1981, “Paris By Air” e o cover “Love Potion Nº 9” do disco The Cage de 1982, além da música “Keeping Me Alive” do último cd Ambush de 2012.

Vale lembrar que a banda está com um disco programado para sair ainda esse ano, com novas composições um novo cover!

Tenho que dizer que ver os caras foi um momento histórico! Era possível ver e sentir o peso da história que a banda estava carregando sobre o palco e que a cada música era posto a prova com os coros e toda a animação que rolava entre o palco e os fãs. Toda a euforia ficou ainda mais evidente quando ao final do show, com um bis sensacional, o público se lembrou que muito estaria por acontecer ainda, afinal os holandeses do Picture seriam os próximos a subir no palco!

De maneira triunfal, os holandeses do Picture entraram no palco para uma apresentação que deixaria até os fãs mais experientes de cabelo em pé! Com muita força e potência, o grupo colocou seus amplificadores no talo e fizeram um show de pouco mais de uma hora na velocidade máxima.

Assim como o Tygers Of Pan Tang, o Picture também veio preparado para agradar a todos os fãs com um setlist bem abrangente, explorando bem a vasta discografia da banda, rica de clássicos durante todo os anos 80 e principalmente o último disco da banda, que vem recebendo elogiadas críticas em todo o mundo. O disco Warhorse de 2012 é o responsável pela nova fase do grupo, especialmente colocando-a de volta no cenário de shows.

Além claro de ouvir os grandes clássicos ao vivo, os fãs também estavam ansiosos para ver ao vivo os músicos do grupo, que foram verdadeiros desbravadores do heavy metal holandês: O baixista Rinus Vreugdenhill e o baterista Laurens “Bakkie” Bakker, que estão juntos na banda desde 1979, o vocalista Pete Lovell responsável pelos vocais no disco Eternal Dark, que catapultou o grupo para fama mundial, além dos guitarristas Mike FergusonAndré Wullems, ambos recentes no grupo, mas que já mostraram sua competência e que mostravam um grande entrosamento sobre o palco.

Em relação as músicas, praticamente todos os discos foram contemplados com músicas: “Bombers” do disco Picture de 1980; a super clássica, responsável por arrancar um coro surpreendente do público “Heavy Metal Ears” do disco homônimo de 1981; a dobradinha “Diamond Dreamer” / “You’re All Alone” do Diamond Dreamer de 1982; “Griffons Guard the Gold“, “Eternal Dark” e “Into The Underworld” do clássico Eternal Dark de 1983 e aqui vale ressaltar que os fãs pareciam aguardar a execução dessas músicas a muito tempo, pois a cada novo começo de música, a casa parecia entrar em histeria! Como destaque mais recente, a música “Battle Plan” do último lançamento mostrou que o disco vem sendo bem recebido.

Definitivamente uma noite histórica onde o heavy metal falou muito mais alto!

Setlist – Tygers Of Pan Tang:

1- Euthanasia

2 – Love Don’t Stay

3 – Gangland

4 – Wild Catz / Paris By Air

5 – Rock ‘N’ Roll Man

6 – Never Satisfied

7 – Keeping Me Alive

8 – Killers

9 – Rock Candy

10 – Don’t Stop By

11 – Insanity / Suzie Smiled

12 – Raised on Rock

13 – Hellbound

14 – Don’t Touch Me There

15 – Love Potion No. 9 (The Clovers cover)

 

Setlist – Picture:

1 – Griffons Guard the Gold

2 – Message From Hell

3 – Diamond Dreamer

4 – You’re All Alone

5 – Eternal Dark

6 – Make You Burn

7 – Heavy Metal Ears

8 – Bombers

9 – Choosing Your Sign

10 – Unemployed

11 – Battle Plan

12 – The Blade

13 – Battle for the Universe

14 – Into the Underworld

15 – Lady Lightning

 

Para mais fotos do show clique aqui ou aqui!

Written by 

Matérias Relacionadas