ADZ lança a música “Mandiga”

Foto: Lucas Ribeiro (Divulgação)

A banda paraibana ADZ lançou a música “Mandiga” (de Pedro Medeiros em parceria com o poeta Acilino Madeira) e bebe muito explicitamente na obra do cantor e compositor Zé Ramalho.

Na voz de Yuri Carvalho, a canção começa fazendo menção aos “almanaques das ciências gregas e iorubás, para que me guiem nessa viagem sem volta rumo ao infinito”. Voz empostada, com vírgulas que parecem pontos. E não é somente na voz empostada e bem marcada que Mandinga é uma homenagem ao roqueiro Zé Ramalho. O violão estentóreo da banda (que diz fazer um rock-oxente-funk) reverbera como o violão do sucesso “Canção agalopada“.

Além do formato, tem também o conteúdo. A canção traz como mote a fé, a religiosidade e a busca de desenvolvimento espiritual (temáticas tão comuns na obra do cantador de Brejo da Cruz). E não é ade agora que a banda ADZ está prenha de Zé Ramalho. Ano passado, deu início à série de apresentações do show ADZé, cantando músicas do homem do “Avohai“. Recentemente, gravou um DVD com a chancela do próprio Zé.

Avôhai”, “Vila do sossego”, “Entre a serpente e a estrela”, “Beira-mar”, “Kriptônia”, “Galope rasante” e “Jardim das Acácias” estão no set list. E a direção do DVD foi feita pelo filho de Zé Ramalho, Christian.

E foi assim que foi gravado o DVD, sob a bênção de Zé. No palco, Yuri Carvalho (voz e ukulele), Pedro Medeiros (guitarra), Ítalo Artur (baixo) e Beto Preah (bateria). Uma formação bem diferente da original (banda surgiu em 2011).

Uma das exigências de Zé foi de que não houvesse pout-pourri e as versões fossem apresentadas na íntegra. O registro será distribuído pela internet gratuitamente, mas ainda não há data definida.

Ouça:

 

Written by 

Procura no google

Matérias Relacionadas