Avantasia finaliza a tour em São Paulo com espetáculo festivo

O projeto Avantasia se apresentou no último 24 de abril de 2016, no espaço das Américas, em São Paulo, finalizando sua turnê pós lançamento do álbum “Ghostlights”, realizado em janeiro desse ano.

Na semana que antecedeu o show, Tobias Sammet enviou recados aos fãs através do facebook, onde prometera que o show teria pelo menos 3 horas de duração, e depois anunciou que gravariam todo o espetáculo para a possível produção de um DVD. Além disso, um dos sons do novo álbum seria gravado nesse show para virar um videoclipe, que seria Draconian Love.

Nem precisa dizer que todos esses anúncios pra lá de especiais criaram uma expectativa muito grande nos fãs, que já estavam em êxtase logo nos primeiros minutos de show.

A casa abriu para entrada dos fãs como previsto, as 18:00. As 19:35 houve um anúncio por parte da produtora do show, que a banda iria gravar o clipe de “Draconian Love” naquele momento, ou seja, antes do show. Logo em seguida Tobias entra no palco, muito ovacionado pelos fãs, e explica como será a gravação. Eles repetem o som três vezes, os pedidos de participações foram muito bem aceitos pelo público. O local já estava bem cheia de haeadbangers, mas ainda haviam fãs chegando. Tobias pede para que a galera aguarde mais uns instantes que o mega show já iria começar, e deixa o palco seguido dos músicos.

As cortinas se fecham., ouvimos AC/DC no play, e as 20:10, Avantasia sobe ao palco para o frenesi de seus fãs. Eles colocaram o som Also Sprach Zarathustra,  tema de “2001: Uma Odisseia no Espaço” para abrir o espetáculo. Felix e Miro entram pela escada posicionada no meio do palco, que aliás, estava muito bonito, adornado com muros brancos e o enorme painel com a capa do novo álbum atrás.

Tobias vem dizendo que está muito feliz por tocar em São Paulo, e pergunta ao povo se estão preparados para as três horas de show: claro que sim Tobias! Entoam Mystery Of A Blood Red Rose, seguida de Ghostlights. Kiske adentra ao palco e o público fica literalmente em polvorosa com sua aparição, gritam seu nome e cantam o som com ele.

A galera grita: Olê olê olê olê, Kiske, kiske. Tobias fica com ciumes, e fazem um olê pra ele também. Isso acontece algumas vezes durante a apresentação. Outro show a parte, a participação desses fãs, durante as três horas! Pularam muito, deram o sangue, a voz, muita gente bangueando e fazendo air guitar, air batera, air até de instrumentos que não existem, com certeza todos ali se divertiram muito e receberam o mesmo carinho de volta desse supergrupo. Tobias a todo momento ressalta a gratidão por tanto carinho dos fãs, diz que o Brasil tem os melhores fãs de heavy metal do mundo. Ele é bastante performático no palco, um show a parte sua performance, além da impecável voz durante todo o espetáculo, seguindo como headliner que é do Avantasia.

Ele anuncia que está curioso para ver a reação do público ao ouvirem a música seguinte, que já nas primeiras notas é reconhecida pelo público, que começa a cantar: “The Scarecrow”, um dos clássicos da banda. Jørn Lande entra com sua poderosa voz para agraciar o público, que o recebe calorosamente. Seguem com “Lúcifer”, dois sons de tirar o fôlego, perfeitamente executados.

E para apresentarem What’s Left Of Me”, Tobias convida Eric Martin, que também é recepcionado calorosamente por todos. A nona música do show é “The Wicked Symphony”, executada por todos os vocais, exceto Kiske. Uma festa no palco e embaixo dele! Ao final do play, Felix está de pé na bateria e é aplaudido pela galera.


E, pela quarta vez na noite, Draconian Love, entoada por Tobias e a voz grave de Herbie Langhans, que executa o som com sua voz limpa, muito diferente de seus outros trabalhos vocais em outras bandas, onde ele utiliza diferentes drives na voz. Na minha humilde opinião, uma das melhores músicas do novo álbum. Tobias ainda faz graça com o público, pedindo que batam palmas para a gravação do vídeo clipe.

E continuam com “Farewell”, Tobias diz que sabe que os fãs iriam saber que som era nas primeiras notas, e assim que Miro entra com os teclados, todos realmente reconhecem e cantam juntos, com as mãos pra cima. Muito animado e lindo de ver. Amanda toma a frente dos vocais nesse play (ela estava no palco o tempo todo, mas fazendo pequenas participações e backing vocals), a galera a aplaude e ovaciona, ela diz algumas frases em português: Tudo bem? Amo vocês, e obrigado. E, Kiske aparece, para delírio geral da nação.

 

Tobias recebe uma bandeira do Brasil amarrada, parecia estar embrulhando algo, ele brinca dizendo que poderia ser uma camiseta do Messi, e abre. Era so uma bandeira do Brasil mesmo, que ele coloca no pedestal do microfone e brinca cantanto como o Steve Tyler. A galera curte e até canta junto.

E seguem com: Shelter From The Rain”, “Let The Storm Descend Upon You” e “Promised Land”. Um set list muito bem pensado e cheio de emoções.

Tobias recebe outra bandeira, dessa vez ela esta divida no meio, metade brasileira e merade Alemã, com o logo do Avantasia unindo as duas partes. E a galre grita: 7×1, ele não entende bem porque no início, mas depois diz:  se os fãs brincam com isso em terras brasileiras, deve ser porque o amor que eles tem pelo Avantasia é mesmo incondicional, e agradece muito.

As 23:05, fazem sua saída para voltarem dois minutos depois para agraciar os fãs com o encore: Lost in Space” e “Sign of the Cross / The Seven Angels”.

Jogaram um sutiã para Tobias, ele diz que isso não aconteceu com ele em todos os 17 anos de carreira, e tenta colocar no pedestal do microfone, mas desiste dizendo que a esposa não ia gostar.

Antes de acabar o último som, Tobias pede para apresentar a banda, todos estão no palco para terminar o espetáculo juntos. Então as primeiras notas ecoam e o povo canta a música antes de começar. Tobias agradece demais todos e recomenda a quem tiver vontade de ter uma banda e sair em turnê, que o faça,  porque é realmente muito gratificante. Ele agradece á equipe, dizendo que nessa turnê 48 pessoas fizeram parte dos trabalhos.

Tenho que dizer, tive a sensação de estar no último show da minha vida. E então me lembrei da música de nosso incrível Chico Buarque de Holanda – Construção: esses caras fazem um show como se fossem o último de suas vidas, tocam como se fosse a última vez que o farão, e cantam tão perfeito ao vivo, que a cada som, sentimos que será a última vez que cantarão. Tamanhas são a garra e o profissionalismo. Sem dúvida, um dos melhores shows que já vi em minha humilde vida. Um espetáculo que finalizou uma turnê em clima de festa.

 

Que os fãs gritem comigo: OBRIGADA AVANTASIA!

 

 

Line up da tour de 2016 – “Ghostlights”:

Tobias Sammet nos vocais e headliner, Oliver Hartmann – guitarra e vocal,  Sascha Paeth – guitarra, Miro Rodenberg – teclados, Andre Neigenfind – baixo e Felix Bohnke – bateria

Vocalistas convidados da tour: Michael Kiske (Helloween, Place Vendome, Gamma Ray, Unisonic, and solo), Ronnie Atkins (Pretty Maids), Herbie Langhans (Seventh Avenue, Beyond the Bridge, Sinbreed,), Amanda Somerville, Eric Martin (Mr. Big) e Jorn Lande (Masterplan, Ark, Beyond Twilight, Millenium, Vagabond, e The Snakes, e solo).

Set List Avantasia:
Intro: Also Sprach Zarathustra (de Richard Strauss, tema de “2001: Uma Odisseia no Espaço”)

1. Mystery Of A Blood Red Rose
2. Ghostlights (com Michael Kiske)
3. Invoke The Machine (com Ronnie Atkins)
4. Unchain The Light (com Ronnie Atkins e Michael Kiske)
5. The Watchmakers’ Dream (com Oliver Hartmann)
6. The Scarecrow (com Jørn Lande)
7. Lucifer (com Jørn Lande)
8. What’s Left Of Me (com Eric Martin)
9. The Wicked Symphony (com Jørn Lande, Herbie Langhans, Eric Martin, Amanda Somerville e Oliver Hartmann)
10. Draconian Love (com Herbie Langhans)
11. Farewell (com Amanda Somerville and Michael Kiske)
12. Stargazers (com Jørn Lande, Ronnie Atkins, Michael Kiske e Oliver Hartmann)
13. Shelter From The Rain (com Michael Kiske e Amanda Somerville)
14. Let The Storm Descend Upon You (com Jørn Lande e Ronnie Atkins)
15. Promised Land (com Jørn Lande)
16. Intro: Prelude
17. Reach Out For The Light (com Michael Kiske)
18. Avantasia (com Michael Kiske)
19. Twisted Mind (com Ronnie Atkins e Eric Martin)
20. The Great Mystery (com Eric Martin)
21. Dying for An Angel (com Eric Martin)
22. The Story Ain’t Over

Encore

23. Lost in Space (com Amanda Somerville)
24. Sign of the Cross / The Seven Angels (todos no palco)

Fotos por Nicollas Eichstaedt Loos

Veja mais em : Facebook, Site fotógrafo.

 

Deixar comentário(s)

comentários