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Dona Iracema apresenta seu caatincore desafiador no disco Balbúrdia

O rock é contestador e transgressor de barreiras. Pode ser o que quiser – vale tudo, quando feito com responsabilidade e compromissado com verdades. Esta pluralidade consciente, sintetizado como caatincore, é o ponto de partida da banda baiana Dona Iracema, de Vitória da Conquista, que acaba de lançar o diversificado álbum Balbúrdia. O disco é um lançamento do selo Orangeira Music e já está disponível nas plataformas de streaming.

A Dona Iracema é Balaio (vocal), Diegão Aprígio (vocal e contrabaixo), Anderson Gomes (vocal e guitarra) e Oscar Sampaio (vocal e bateria). Todos os quatro integrantes contribuíram para o surgimento de Balbúrdia, que nasceu em ideias individuais levadas ao coletivo e que se transformam em música. Trata-se de um álbum milimetricamente planejado, da pré-produção à quantia de faixas para compor. A produção é assinada pelo baiano André T,um cara que acreditou no nosso trabalho. Apostou na gente“, afirma a Dona Iracema.

Volta Pra Casa João” é o primeiro single – e que também ganhou videoclipe – com participação do icônico baiano Luiz Caldas. A voz e a guitarra são características. “Luiz Caldas agregou a guitarra baiana que é a cara dele e da Bahia, trouxe tempero“, conta o baterista. É uma música que soa antiga e moderna, com a sensibilidade de colocar pessoas da comunidade LGBT+, pois este detalhe dialoga diretamente com a letra da música.

Balbúrdia já nasce com um recorde mundial: contém a música mais curta do mundo! É “Centro do Universo“, um filosófico resumo da existência humana com a mesma força e ferocidade da rápida “You Suffer“, do Napalm Death. Dona Iracema também faz músicas essencialmente roqueiras: “Não Vai Dar Certo” possui riffs com groove a lá heavy metal, com o típico refrão impactante, para serrar os punhos e cantar junto “Eu Quero é ver mundo cair/Por riba da minha cabeça“.

Tem ainda a pesadíssima “Apocalipse Iracemático“, com participação de Enzo Fernandes (ex-guitarrista da banda): um petardo! Imagine um instrumental que beira o thrash bradando “toquem seus adufes/suas violas batam caxixis/com altiva voz proclamem/bufem, soprem seus clarins“, mas capaz de abrigar um interlúdio com swingueira baiana. Pode ter certeza que você vai se surpreender com as misturas de sons que a banda é capaz de fazer em cada faixa desse álbum.

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