Hoje é o dia do Rock, bebê: Seis filmes pra você assistir neste dia especial!

FALA GALERA, quanto tempo! Com isso de Copa do Mundo (torci pelo Brasil e até tentei comprar uma camisa oficial da CBF, o que não deu muito certo já que a NetShoes é ESCROTA pra caralho! Não recomendo) e uma pilha de atividades da faculdade, acabei sem tempo de sentar e atualizar minha coluna. Mas aí, também senti falta de vocês, e por isso hoje tem post duplo pra compensar minha ausência esses dias todos (EBA)!

Enfim, hoje é o “Dia do Rock“. Infelizmente não é um feriado regulamentado – na verdade, é apenas comemorado aqui no Brasil – e surgiu como forma de homenagem ao Live Aid, festival que ocorreu dia 13 de Julho de 1985 sob o comando de Bob Geldoff e que tinha como objetivo arrecadar dinheiro para erradicar a fome na Etiópia.

Nos anos 90, algumas rádios paulistas começaram a difundir a data como o “Dia Mundial do Rock” e o negócio acabou pegando. Sendo assim, decidi listar alguns filmes legais pra assistir hoje… Quer comemorar, mas a preguiça está falando mais alto? Dá uma olhada nessa lista e faça a festa sem sair da cama:

Ao Balanço das Horas

Sementes da Violência foi o primeiro filme a ter uma música de Rock na trilha sonora, a Rock Around The Clock do Bill Haley & His Comets. A canção virou (claro) um sucesso (a versão Brasileira dessa música foi o primeiro Rock gravado aqui no Brasil) e serviu de tema para o filme homônimo, lançado em 1956, que é o primeiríssimo filme inteiramente sobre o Rock da história. Rock Around The Clock conta uma versão bastante fabulosa de como o Rock foi descoberto e popularizado.

Os Reis do Iê Iê Iê

Tá, eu sou babão dos Beatles mesmo e fiquei com ódio por quase não incluir um filme da banda aqui. Escolhi Os Reis do Iê Iê Iê (apesar de ser muito mais apaixonado por Yellow Submarine) por ser um retrato fiel da beatlemania que estava rolando no início dos anos 60. Se você for fã da banda, também recomendo Sabes o Que Quero, pois esse foi o filme que apresentou o Rock para John e Paul (e os dois só decidiram formar uma banda juntos depois que o Paul tocou para John a cover de uma das músicas do filme).

Rock’n’Roll High School

Tivemos a triste notícia de que o Tommy Ramone, o último integrante original dos Ramones vivo, faleceu… Pensando nisso, decidi colocar aqui o Rock’n’Roll High School, filme em que a banda sequestra uma escola para acabar com a ditadura instalada pela diretoria, que proibia o Rock de ser ouvido pelos alunos. A cena final era praticamente meu sonho diário quando tinha 14 anos!

Ladies & Gentlemen, The Fabulous Stains

O filme mais underground dessa lista. Poucas pessoas sabem da existência de Ladies & Gentlemen, The Fabulous Stains, o que me motivou a colocá-lo aqui. Estrelado por Diane Lane, o longa foi arquivado pela Paramount e nunca ganhou um lançamento digno. Virou um clássico das noites da TV a Cabo Americana nos anos 80 e é um “must-see” para os fãs do Rock feminino, já queele é uma espécie de documentário que narra o nascimento e ascenção da banda Punk fictícia The Stains, formada apenas por mulheres. O filme também conta com a participação de dois membros dos Sex Pistols, Steve Jones e Paul Cook.

This is Spinal Tap

O único da lista que ainda não assisti – e por isso está aqui, pois pretendo vê-lo hoje! This is Spinal Tap é um mockumentary sobre a banda fictícia Spinal Tap que satiriza o comportamento e ambições das bandas de Heavy Metal e Hard Rock dos anos 80. Virou um clássico (está até arquivado pela Biblioteca do Congresso Americano) e praticamente o filme inteiro foi filmado Ad Libitum (ou seja, no improviso).

Quase Famosos

Quase Famosos é aquele filme que foi feito pra mim – logo, não podia faltar nessa lista! Fala sobre William Miller, um jovem de 17 anos que se tornou roqueiro a partir dos discos deixados por sua irmã quando ela saiu de casa. Acabou escrevendo vários textos super fodásticos sobre bandas, e foi contratado pela Rolling Stone para acompanhar a Stillwater (banda fictícia) em turnê e escrever um artigo.

Gostaram da seleção? Espero que sim. Tá ok… Sei que faltou outros TREZENTOS MILHÕES DE FILMES, mas se fosse passar o dia todo escrevendo dica de filme legal sobre o Rock aqui, esse post nunca seria publicado! Se achar que deve, pode recomendar outros filmes aqui nos comentários. Vou ver todos (nunca se sabe, vai que tenha um que eu não tenha visto ainda?). É isso galera, feliz dia do rock e fiquem ligados para mais coisas legais aqui no Rock de Verdade!


Deixe seu comentário


Rock de Verdade - Todos os direitos reservados
-->