Bandas Notícias 

Papisa lança “Homem Mulher”, uma resposta reflexiva à Kevin Parker (Tame Impala)

Em 2015, a neo psicodélica banda australiana Tame Impala, ao lançar seu single “Cause Im a Man“, gerou repercussões diversas. Se uns se apegaram aos riffs arrastados sob a voz de Kevin Parker, autor da canção, e leram a faixa como uma crítica à masculinidade tóxica, houve quem se incomodasse com a letra e a entendesse como conteúdo machista: Cause I’m a man, woman/ Don’t always think before I do/ Cause I’m a man, woman/ It’s the only answer I’ve got for you

Para Rita Oliva, idealizadora do projeto musical Papisa, a discussão vai além da dualidade. “Minha análise foi no sentido de desmistificar padrões culturais que nos levam a julgar homens e mulheres de formas diferentes“. Provocada pelo tema, Rita criou, em cima de uma base instrumental composta pelo parceiro da extinta banda “Cabana CaféRafa Bulleto, letra e melodia de “Homem Mulher”, levantando a pauta feminista de maneira reflexiva. A faixa tem acompanhado a trajetória de Papisa sendo executava ao vivo nos shows da artista, mas nunca havia sido gravada.

Ouça “Homem Mulher“:

Agora, “Homem Mulher” sai como um Lado B do disco “Fenda” (2019), e anuncia a vinda de “Fenda Deluxe” ao lado de outros singles inéditos. O arranjo, em formato power trio, traz uma nuance mais crua e psicodélica para a atmosfera sombria de “Fenda“. E a letra-resposta carrega consigo a ambiguidade que habita cada ser: “Todos nós podemos manifestar nossas masculinidade e feminilidade. O que não precisamos é seguir repetindo comportamentos que nos seccionam e direcionam por gênero“.

Written by 

Matérias Relacionadas