Resenhas 

Pensamentos certos, palavras certas, ações certas de Franz Ferdinand

 
Sem lançar um trabalho inédito desde o TonightFranz Ferdinand, de 2009, os caras anunciaram esse ano que lançariam um novo álbum, e depois de uma apresentação impecável no Lollapalooza em que cantaram algumas faixas inéditas, deixaram os fãs, principalmente os brasileiros, ansiosos por um bom material novo mas sem perder o estilo de rock dançante com guitarras frenéticas e um vocal inconfundível que marcou o som da banda.

 

Primeiramente o ““Right Thoughts, Right Words, Right Action” é um álbum pra quem acompanha a banda e pra quem assim, de algum modo, já ouviu falar (quem não!?) ele não peca em nada, tem ao todo 10 musicas que, em geral, 8 delas são assim, muito “chicletes” que vão fazer você ficar lembrando ou cantando.

 
Ela começa com a já lançada “Right Action”, no começo um pouco diferente da pegada do Franz Ferdinand (um pouco) , mas como disse Alex Kapranos numa entrevista “Nossa banda tem uma personalidade” e logo você familiariza o som, logo depois sem deixar-nos respirar começa com uma guitarra parecida com o inicio de “Oops… i did it again” da Britney Spears (risos) mas sem comparações, você logo curte a música “Evil Eye” com um refrão que se repete até o final da música.

 

 

Logo depois vem a muito boa “Love illumination”, foram até acusados de serem illuminatis por radicais (hahaha) com uma pegada envolvente e versos pegajosos.

 

A partir daí o cd toma forma, se torna novo, músicas como “Stand on the orizon” e “Fresh Strawberries” soam novas como uma banda underground tomando forma, sem dúvida, muito boas, a agitação começa com toda força com “Bullet”, rápida, dançante e marcante como uma “bala” lembrando muito as músicas dos dois primeiros álbuns “Franz Ferdinand” e “You cold have it so much better” mais a frente parece, “TreasonAnimals” que vai te hipnotizar. “Universe Expanded” vem em seguida dando uma pausa na correria, te deixando mais leve e calmo e refrão suave e embalado por órgão ao fundo, “Brief Encounters” é uma música a parte, te faz viajar de uma certa forma, é calma e embalante… perfeita, uma guitarra forte aparece no meio da música para te acordar.

 

 
O termino vem com uma marcha fúnebre, sombrio e sintetizado, até um pouco sujo, mas aquele velho tom de voz, com um pequeno grito de Kapranos já deixa a marca da banda numa das melhores músicas do CD (além de todas hahaha) “Goodbye lovers and friends So sad to leave you” canta em tom de despedida para fechar um cd que vai agradar a todos.

 
Curiosidade: essa ultima musica teve partes retiradas dessa música “Boom Bip – Goodbye Lovers And Friends feat. Alex Kapranos” ouçam e vejam as semelhanças.

 

Bem, um Cd que causou uma certa “polêmica illuminati” em comentários no youtube, mostra o amadurecimento de uma banda que parece ser jovem para sempre e não perde a qualidade, o Franz Ferdinand acerta em cheio ao misturar coisas em um cd que você pode ouvir em qualquer ocasião e que mesmo não sendo o gênero de rock que agrada a todos (indie) merece um respeito pela qualidade, ouça e tire suas conclusões também.

 

 

O que vocês acharam do Cd? Comentem!

 

escute o álbum clicando aqui.

 

Nota 9.0

 

 

 

Written by 

Matérias Relacionadas