40 anos do primeiro disco do Ramones

Date:

Os primeiros acordes de Blitzkrieg Bop introduzem um hino oficial de um manifesto definitivo do punk. “Hey Ho, Let’s Go” se transformou em jargão-comum em diversificadas rodas de pôgo. Já vi até metaleiro entoando um “Hey, Ho” com a mesma potência de um bom e aprisionado “Foda-se” – com o perdão da deselegância.

Gravado em dois dias, Ramones surrou e despiu o rock.  Depois surrou de novo. Quem ouve mal pode acreditar que o produtor Craig Lion utilizou técnicas de gravação semelhantes a dos Beatles. Os Led Zeppelianos da época desacreditaram. “Não tem solo?”

Nem solo nem poesia. As letras são toscas e simples, com temas orbitando em conflitos adolescentes. As sutis pinceladas em violência, drogas e prostituição são leves e despretensiosas, tal qual um irmão que soca o outro como forma de dizer “eu te amo”, evidente em certa doçura melódica do disco.

Hoje, dia 23 de abril de 2016, o primeiro álbum de uma das mais emblemáticas bandas da história do rock completa 40 anos, virou um tiozão com muita história pra contar. Mas o que será que esse quarentão deixa de legado para os próximos quarenta anos?

Em primeiro lugar, a possibilidade de diversão com 3 acordes e a sensação de que toda guitarra pode voar. O Stooges já havia feito isso antes, mas foi o Ramones que mastigou o conceito e nos deu de bandeja, o que ninguém pode tirar de nós.

Em segundo – mas não menos importante – exemplos a serem seguidos. Brotaram bandas que captaram a mensagem de que tudo era possível com Lá, Ré e Mi, e até hoje essa incubadora vem gerando vida nova. The Clash, Wire, Buzzcocks, Iggy Pop, Sex Pistols, The Jam, The Saints, Siouxsie and the Banshees, The Germs, Undertones e Damned, só pra citar as que nasceram ainda nos 70’s.

De lá pra cá veio muita coisa e o punk evoluiu, se multiplicou e se dividiu em ramificações específicas, espalhando sementes que apontam para diferentes direções, mas juntas por uma única raiz.

E até hoje, em qualquer show, de um mega-estádio ao boteco do seu bairro, nossos ouvidos se deparam com um imortalizado “Hey, Ho!”

 

Quer saber mais sobre música com bom humor? Acesse o canal Bode Ninja.

Compartilhar postagem:

Se inscrever

Popular

Matérias Relacionadas
Matérias Relacionadas

Within Temptation lança o esperado single “Wireless”

O mais recente single do Within Temptation, "Wireless", marca...

Slipknot pode fazer maratona de shows tocando todos seus discos na íntegra

O percussionista Shawn "Clown" Crahan falou sobre o futuro...

Queens of the Stone Age lança videoclipe para “Emotion Sickness”

A lendária banda de rock alternativo, Queens of the...