Em entrevista realizada por Ignacio Del Pizzo e publicada no site do diário Tiempo Argentino no último domingo (9 de maio), o músico britânico, Adrian Smith, guitarrista do Iron Maiden falou sobre sua opinião quanto ao cenário atual da música e suas preocupações quanto ás consequências das novas formas de consumo.
Adrian não se mostra muito animado em suas falas: “[Atualmente] A situação é diferente, muito estranha, com gente baixando música e consumindo via streaming. Hoje está tudo muito fragmentado, sinto que a música está desvalorizada”.
Em seguida, o guitarrista critica a pirataria da música virtual, que não rendem nada aos músicos: “Principalmente nos casos em que [o download] é feito ilegalmente, eu realmente não entendo [isso], se não podemos vender, não podemos fazer mais música. Você tem que trabalhar muito para trazer a música para um estúdio e de lá para o palco. Não concordo com streaming quando os músicos não cobram por isso, estou muito preocupado com o futuro nesse aspecto, acho que esse processo vai matar a música. Acho muito triste: a Internet mudou drasticamente o mundo … só sei que vou continuar fazendo música” confessou.