Os titãs do Prog-metal Tool fizeram uma homenagem ao baterista do Rush Neil Peart neste fim de semana em San Diego, Califórnia.
Foi anunciado na sexta-feira que Neil faleceu aos 67 anos , após uma batalha de três anos contra o câncer no cérebro.
“ É com o coração partido e a mais profunda tristeza que devemos anunciar as terríveis notícias de que, na terça-feira (7 de janeiro), nosso amigo, irmão de alma e companheiro de banda de mais de 45 anos, Neil, perdeu sua batalha incrivelmente corajosa de três anos e meio. com câncer no cérebro (glioblastoma) ”, dizia uma declaração da banda.
Homenagens vieram à tona para o baterista e o letrista, com palavras gentis sendo compartilhadas nas mídias sociais por Dave Grohl, Geezer Butler, Slash, Gene Simmons, Ray Luzier, Mike Portnoy e muito mais.
A Tool prestou seus respeitos ao stickman icônico em seu show em San Diego neste fim de semana de várias maneiras. Durante o set, eles tocaram uma capa parcial de A Passage To Bangkok (do marco 2112 do Rush), bem como fecharam o set com a faixa-título do 2112 saindo do PA .
Mas isso não é tudo. O baterista Danny Carey cumprimentou Neil com um solo de bateria inspirado em Peart, depois que uma foto do par foi exibida em uma tela atrás do kit.
“ Eu amo como ele faz o laço no começo, assim como Neil faria em seus solos”, escreveu um fã no YouTube. “Não sei se há uma maneira melhor de memorizar e agradecer ao professor do que fazer um solo como esse. Obrigado por fazer isso Danny ”, adicionou outro visualizador.
Dave Grohl, vocalista do Foo Fighters , e o baterista Taylor Hawkins estavam entre alguns dos artistas que compartilharam suas condolências pelas mídias sociais.
“Hoje, o mundo perdeu um verdadeiro gigante na história do rock and roll. Uma inspiração para milhões com um som inconfundível que gerou gerações de músicos – como eu – para pegar dois gravetos e perseguir um sonho ”, disse Dave Grohl, vocalista do Foo Fighters. “Um homem gentil, atencioso e brilhante que governava nossos rádios e toca-discos não apenas com sua bateria, mas também com suas belas palavras.
Assista abaixo:
“Ainda me lembro vividamente da minha primeira audição de 2112 quando era jovem. Foi a primeira vez que eu realmente ouvi um baterista. E desde aquele dia, a música nunca mais foi a mesma. Seu poder, precisão e composição eram incomparáveis. Ele foi chamado de “O Professor” por um motivo: todos aprendemos com ele.
“Obrigado, Neil, por tornar nossa vida um lugar melhor com sua música. Você será lembrado para sempre e sentirá muita falta de todos nós. E minhas sinceras condolências à família Rush.
O baterista do Foos, Taylor Hawkins, acrescentou: “Neil Peart tinha as mãos de Deus. Fim da história.”