Categories: BandasNotícias

Banalização da violência e o caso do índio Pataxó são temas de clipe da Overdrive Saravá

A sociedade nunca foi tão avançada quanto é hoje: direitos humanos, ciência e conhecimento. Não há como negar que evoluímos. Apesar disto, a tragédia do índio Pataxó, Galdino Jesus dos Santos, aconteceu em nossa época, há 20 anos. Enquanto nos vangloriamos dos avanços, a barbárie e a violência ainda estão presentes. Foi para não deixar esquecer deste acontecimento que a banda Overdrive Saravá lançou o clipe de “Ressuscita Pataxó“, um dos singles do disco homônimo lançado em 2016. Performático, o vídeo traz o sangue como principal elemento da narrativa do horror.

A frase marcante do refrão “Foi tudo uma brincadeira“, leva o público ao ano de 1997, quando assassinos sádicos incendiaram o corpo de Galdino. A inquietude foi o que levou o grupo a trazer o assunto à tona. O guitarrista Thiago Henud apresentou a ideia e toda a densidade do tema, e foi a partir de recortes de jornais que a letra surgiu, de forma obtusa e delirante.

Gregory Combat, vocalista da Overdrive, comenta sobre a criação da canção: “A ideia veio por meio de um senso coletivo do que estávamos produzindo e compondo, com um discurso militante e de posicionamento. A música transita nesses espectros, na densidade do tema, na sociedade doentia e a busca constante da afirmação de seus privilégios“, explica.

Protagonizado pelos próprios integrantes da banda, o vídeo traz personas artísticas que representam a visão de cada músico em relação à letra. A ideia foi de desenvolver performances que dessem a dimensão e a complexidade que a canção explora, usando do experimentalismo que foi da direção de câmera, até a maquiagem, passando por fotografia e edição. Toda a equipe se envolveu na construção da narrativa empregada no “Ressuscita Pataxó“.

 

 

O vídeo conta com direção do Estúdio Cru, produção de Sabixona e direção de arte de Aranha. A maquiagem é de Raíssa Tavares, enquanto a edição ficou com Vic Esteves, os stills são de João Paca. A performance final é de Thaís Pinheiro, que contracena com os então integrantes da Overdrive Saravá: Gregory Combat (voz), Thiago Henud (guitarra), Matheus Freire (baixo) e Frederico Cardin (bateria). Além deles, a banda conta o com o guitarrista Lucas Botti e o atual baterista, Renan Carriço (Facção Caipira).

Assista:

 

Zeca

Procura no google

Recent Posts

Within Temptation lança o esperado single “Wireless”

O mais recente single do Within Temptation, "Wireless", marca o Início de uma nova era…

1 ano ago

Slipknot pode fazer maratona de shows tocando todos seus discos na íntegra

O percussionista Shawn "Clown" Crahan falou sobre o futuro das turnês do Slipknot e revelou…

2 anos ago

Queens of the Stone Age lança videoclipe para “Emotion Sickness”

A lendária banda de rock alternativo, Queens of the Stone Age, acaba de anunciar seu…

2 anos ago

Baixista do Metallica, Robert Trujillo declara seu amor pelo álbum “Master Of Puppets”: “Tem tudo que eu amo”

Em uma entrevista à Rocket Beans TV, o renomado baixista Robert Trujillo revelou o seu…

2 anos ago

Avenged Sevenfold: Novo single, “We Love You”, chega com vídeo imersivo de 360°

A renomada banda Avenged Sevenfold surpreendeu os fãs ao lançar nesta sexta-feira (12) o seu…

2 anos ago

DOGSTAR, a banda de Keanu Reeves, retorna com seu primeiro show em mais de duas décadas no festival BottleRock

A banda de grunge dos anos 90 e início dos anos 2000, DOGSTAR, liderada por…

2 anos ago