As bandas Orphaned Land e Khalas estão com um propósito bem diferente no Oriente Médio. Os dois grupos resolveram fazer a turnê europeia juntos. O fato interessante desta junção é que Orphaned Land é uma banda formada de judeus israelenses, pioneira no metal oriental e o Khalas é um grupo formado por palestinos. A união serve para mostra para as duas nações que passam por conflitos políticos, que existe uma esperança para a solução do problema.
Quando o assunto é composição as bandas tem pensamentos diferentes. O Khalas busca influências em AC/DC e Black Sabbath e deixa a música soar do coração, enquanto, o Orphaned Land mostra músicas com um lado político bem forte. Abed Hathut, guitarrista do Khalas, comentou sobre o assunto dizendo: “Eu sinto, como palestino, que tenho o direito de escrever músicas sobre cerveja, sobre meninas lançando sutiãs para a gente no palco. E me aborrece porque quando eu respondo a isso, muitas pessoas dizem que sou israelense. Que se dane isso”, salientou Hathut.
Sobre política o vocalista do Orphaned Land, Kobi Farhi, deu a seguinte declaração: “Eu nunca pude encontrar algum algoritmo para traduzir o que conheço da política. Eu ainda estou esperando. Enquanto líderes levam metade do ano apenas para negociar os termos para se sentar a uma mesa, e não ainda para discutirem os problemas, nós sentimos que estamos acima deles”.
Abed Hathut e Kobi Farhi se conheceram há 10 anos atrás em estúdio de rádio e desde então criaram uma amizade sólida, que teve uma evolução musical para se opor aos boicotes artísticos e promovendo em pequena escala o processo de paz que os extremistas ignoram.
Confira abaixo o som de Khalas e Orphaned Land: