O cantor Berg Menezes chega em São Paulo neste final de semana para três apresentações inéditas, sendo uma delas no programa Showlivre com transmissão nas redes sociais para todo o Brasil. O cantor se apresenta no dia 6 de Dezembro no bar Picles e no dia 8 de Dezembro na Avenida Paulista. Atuando na cena cearense há mais de 10 anos, participou das bandas Relicário e Os Coadjuvantes, e a partir de 2011 começou sua carreira solo. De lá pra cá lançou quatro trabalhos: os EPs Imperfeito (2013) e Vagabundo (2014); seu primeiro álbum, Pedra (2016); e em 2018 lançou seu mais recente disco, Qual é a Sua Revolução?, que foi viabilizado por uma campanha de crowdfunding.
“Depois de sair da cidade pra outros shows no Ceará e em outros estados do nordeste, pela primeira vez nos aventuramos em SP. É muito trampo carregar tudo nas costas pra atravessar o país mas ao mesmo tempo é uma forma de aprendermos como fazer isso“, disse o cantor Berg Menezes. “A banda e a produção são parceiros pra entender que sair de casa assim não dá direito a luxo ou condições ideais mas acredito que a música é maior que qualquer adversidade e vamos aproveitar muito bem esse pouco tempo na cidade. Na prática essas 3 apresentações além de nos ensinar muito também vão virar conteúdo para continuarmos ativos online e nos preparar para novas investidas em 2020″, completou.
Recentemente, Berg Menezes lançou o videoclipe da música “Saia dessa Ilha”, faixa do último disco lançado. O clipe é um registro feito pelo próprio artista em sua passagem pela Irlanda, Inglaterra, Itália e Portugal e nos convida a mergulhar em fragmentos de uma viagem, de uma existência e de uma vontade genuína de viver intensamente e ir tropeçando no que a vida tem pra oferecer. Assista o clipe abaixo:
““Saia Dessa Ilha” é uma música que fala de liberdade, de desafios e de rompimentos. É uma música que surgiu durante o processo de criação específico pro disco no ano passado e acabou se tornando uma das músicas mais ouvidas nas plataformas”, disse o cantor Berg Menezes. “No clipe, são minhas imagens de viagem, com a Carol minha esposa e a irmã dela, a Aline. Mas acho que o trabalho da Mari (Mariana Lage que editou o clipe) foi de tentar dar ritmo e traduzir o sentimento que é o novo e esses desafios”, completou o cantor.
Ao lado dos músicos Artur Guidugli (percussão e vocais), Álvaro Abreu (bateria), Daniel Calvet (baixo e vocais) e Pedro de Farias (guitarra), Berg apresenta canções que falam sobre dualismos e conflitos, sejam pessoais, sociais ou políticos. Qual é a Sua Revolução? traz arranjos fortes e marcados mais uma vez pela sonoridade de guitarras e experimentações sonoras, apostando também na música percussiva e no poder dos arranjos vocais. O álbum é o reflexo de uma sonoridade mais densa e contemporânea de Berg Menezes que, neste trabalho, explora ainda mais seu lado intérprete.
O último álbum é uma proposta que transcende a musicalidade. Produzido dentro de um contexto histórico que suscita questionamentos diversos em faixas etárias e classes sociais diferenciadas, provocar a reflexão por meio da poesia melódica se transforma em resistência. Num sistema violento e muitas vezes frio e apático, as letras do músico irradiam acolhimento e reverberam por meio de arranjos, pensamentos e sons. Uma experiência provocativa que é ao mesmo tempo leve, livre, que traz aconchego e identidade.
Para o artista, o lançamento do seu segundo álbum foi a solidificação de sua carreira, que ainda conta com várias participações nos principais festivais da cidade, como por exemplo, Festival UFC de Cultura, Feira da Música, Ponto.Ce, Garage Sounds e Nóia (onde foi vencedor na categoria “Melhor Banda“), dentre outros.
Datas da turnê de Berg Menezes em SP:
06/12 – 14h – Ao vivo no Estúdio Showlivre
06/12 – 22h – Picles (Vila Madalena)
08/12 – 14h – Avenida Paulista