O cantor e compositor americano, Bob Dylan, está sendo processado por ter feito uma declaração racista à Mikal Gilmore da revista Rolling Stone dos Estados Unidos. Por meio da entrevista, os representantes do Conselho de Croatas na França (sigla em inglês CRICCF) entenderam que o músico fez uma conexão entre croatas e nazistas.
A declaração de Bob Dylan foi a seguinte: “Esse país está ferrado por questões ligadas à cor. Pessoas se matam por terem cores diferentes. Os negros sabem que alguns brancos não gostariam de ter abolido a escravidão. Se você tem sangue de dono de escravos ou do Ku Klux Klan, eles percebem, assim como judeus sentem os nazistas e sérvios identificam os croatas”.
A corte francesa convocou Dylan para participar da sessão sobre o caso, explicou Vlatko Maric, o secretário geral do Conselho. A CRICCF espera que o músico faça uma retratação pedindo desculpas pela declaração por entender que tal ato “incita o ódio”. Depois disso a rádios na Croácia pararam de executar as músicas do cantor. “Nós não temos nada contra a revista Rolling Stone ou contra Dylan como um cantor”, continuou Maric. “[Mas] não se pode comparar os criminosos de [guerra] da Croácia com todos os outros nascidos lá.”
As informações foram divulgadas pelo jornal britânico The Guardian.