Entrevistas Notícias Shows 

David Coverdale fala sobre turnê de despedida do Whitesnake

O vocalista do Whitesnake, David Coverdale, que completou 70 anos no mês passado, falou sobre seus planos de se aposentar das turnês após a próxima leva de shows da banda ao redor do mundo. Coverdale discutiu sua decisão de parar de se apresentar com o Whitesnake enquanto aparecia no podcast “Appetite For Distortion” para promover o CD recém-remasterizado e remixado e as edições de luxo LP do álbum “Restless Heart“.

Ele disse: “Eu planejava me aposentar na turnê de 2020 quando tinha 69 anos. Achei que aquela era a idade perfeita para o cantor do Whitesnake encerrar o dia. Mas, infelizmente, não era para ser, como sabemos, outros eventos estavam guardados. Então agora os designs das camisetas não ressoam tão bem para 70. Mas é alucinante para mim estar preparando minha turnê de despedida. E é – não é um engano, esta é a turnê de despedida. Tenho 70 anos. É algo fisicamente desafiador para eu fazer o melhor que consigo nesse momento. Mas é muito importante para que eu finalize e expresse meu apreço e gratidão a todas as pessoas – os milhões de pessoas ao longo dos anos – que me apoiaram por cinco décadas, cinquenta anos. Isso realmente me surpreende“.

Muitos de meus colegas e contemporâneos estão em sua vigésima viagem de aposentadoria. Não pretendo fazer isso“, esclareceu. “Devo explicar, no entanto – sou eu, apenas David Coverdale, que está se aposentando das turnês nesse nível. O Whitesnake ainda fará projetos. Tenho escrito músicas durante a pandemia. Escrevi algumas novas ideias lindas. Tenho ideias para o caso de Jimmy [Page] querer fazer qualquer coisa – escrever no FaceTime, que é um conceito estranho para ele. Mas todas as músicas podemos utilizar para um projeto do Whitesnake. A música do Whitesnake continuará. Isso é o mais importante que as pessoas saibam. Estou apenas parando de fazer turnês neste nível – é isso. “

De acordo com Coverdale, poderia muito bem haver novas músicas do Whitesnake nos anos após sua aposentadoria da estrada. “Eu tenho um monte de ideias para o Whitesnake, então podemos ter outro projeto lá – eu não sei – sem a pressão de ter que sair em turnê”, disse ele. “Nós temos uma base de fãs tão sólida, eu acho que os fãs vão comprar o álbum com ou sem uma turnê. Demos início a esta série de box sets, semelhante ao 25º aniversário. Temos, eu acho, o 35º aniversário de ‘Slide It In’; o 30º aniversário do álbum Whitesnake ’87; temos um projeto muito especial planejado para acompanhar a turnê; temos outro box set planejado para esta época no próximo ano. E então, em 2023, teremos o 30º aniversário de Coverdale / Page e o 50º aniversário de minha adesão ao Deep Purple. Incrível. Então, não é como eu esteja me aposentando. [risos]”

“Felizmente, fisicamente e vocalmente, ainda tenho meus bens”, continuou ele. “Como minha esposa me lembra, eu estava em turnê até a primavera de 2020, antes do lockdown. E eu tinha 68 anos e ainda estou arrasando. Claro, ter uma banda incrível e um público incrível e entusiasmado dá a você esse aspecto energizante. É só que viajar é um desafio para mim. Mas a música é um oxigênio para mim. Não vou pescar ou fazer crochê; com certeza vou fazer projetos. Tenho a sorte de ter os meus próprios estúdio. É o melhor de um monte de mundos. E tenho que agradecer pessoalmente às pessoas ao redor do mundo por me ajudarem a estar nesta posição que estou em minha vida neste momento. Não quero fazer isso por meio de um vídeo [nas] redes sociais: ‘Desculpe, não podemos sair por aí, mas obrigado por 50 anos.’ Isso seria doloroso para mim. “

Coverdale teve ambos os joelhos substituídos por titânio em 2017, após sofrer de artrite degenerativa. Mais tarde, ele explicou que sentia tantas dores com artrite nos joelhos que isso prejudicava sua capacidade de atuar ao vivo. A banda estava em turnê para divulgar seu último álbum, “Flesh & Blood“, lançado em maio de 2019 pela Frontiers Music Srl.

Written by 

Matérias Relacionadas