Um memorial em homenagem ao lendário guitarrista do Van Halen, Eddie Van Halen, foi oficialmente inaugurado em 11 de outubro em sua antiga cidade natal, Pasadena, Califórnia – pouco mais de um ano após sua morte. Um vídeo de seis minutos e meio da cerimônia (cortesia da Pasadena Media) pode ser visto abaixo.
O prefeito de Pasadena, Victor Gordo, e os vereadores Tyrone Hampton, Andy Wilson, Gene Masuda e Felicia Williams estavam presentes quando foi apresentada a placa dedicatória perto do Centro de Convenções da cidade, que fica ao lado do Civic Auditorium, onde Van Halen tocou diversas vezes entre 1975 e 1978. “Este evento reúne história e comunidade para celebrar um artista de renome mundial“, disse Williams, de acordo com Pasadena Now. “Não é apenas a história de Eddie como uma lenda da guitarra, mas também os desafios que ele enfrentou ao crescer mestiço em Pasadena, que me conecta a ele. O apoio da comunidade e a iniciativa para fazer isso acontecer são inspiradores. Obrigado a todos.“
O texto na placa diz: “A família Van Halen emigrou da Holanda para Pasadena em 1962. Alex e Eddie Van Halen frequentaram escolas em Pasadena e começaram a tocar música com Eddie na guitarra e Alex na bateria. Anos depois, os irmãos formaram a banda VAN HALEN, junto com o baixista Michael Anthony e o vocalista David Lee Roth. Entre 1975 e 1978, o VAN HALEN fez 14 shows no Pasadena Civic Auditorium and Conference Center. Considerado uma das bandas de maior sucesso de todos os tempos, o VAN HALEN será lembrado para sempre por reinventar o Rock ‘n’ Roll e sua conexão com Pasadena.“
O público não foi convidado para a cerimônia devido aos protocolos do coronavírus. A família do músico também não esteve presente devido a conflitos de agenda, disseram as autoridades. A iniciativa para essa homenagem foi de Randa Schmalfeld e Julie Kimura, dois residentes de Pasadena que arrecadaram $6.500 por meio de doações de fãs de todo o mundo para um memorial permanente na cidade.
Em abril, o Pasadena Now relatou que o memorial Eddie Van Halen perto do Centro de Convenções da cidade não poderia – devido a questões legais – conter a imagem do Van Halen ou de sua famosa guitarra “Frankenstrat“. Algumas semanas após a morte de Van Halen, uma reunião do Conselho Municipal foi realizada em Pasadena, onde um memorial em homenagem a Eddie foi discutido. O gestor da cidade, Steve Mermell, foi orientado a apresentar ideias sobre a melhor forma de homenagear o músico. Nas primeiras três semanas após a morte de Eddie, a cidade foi bombardeada com pedidos de homenagem ao guitarrista “para reconhecer tanto sua conexão local com Pasadena, quanto o impacto que sua arte teve na música“, escreveu Mermell em um relatório.
“Reconhecer o Van Halen, a banda e/ou membros individuais devem ser considerados,” de acordo com o relatório. “Com sua morte, o reconhecimento internacional de Eddie Van Halen como artista musical é notável pelo impacto significativo que ele teve no gênero Rock & Roll e seu legado é uma fonte de orgulho para a cidade.”
“Dada a conexão da banda com Pasadena“, disse a porta-voz da cidade Lisa Derderian na quinta-feira, “concordamos que seria apropriado colocar uma placa fora do Auditório Cívico.” Após a morte de Eddie depois de uma longa batalha contra o câncer, os fãs deixaram flores na casa de sua infância na rua Las Lunas em Pasadena. Flores, velas e lembranças de fãs tambem foram colocadas na Avenida Allen, onde Eddie e Alex escreveram o nome de sua banda no cimento molhado de uma calçada quando eram adolescentes.
O mais recente single do Within Temptation, "Wireless", marca o Início de uma nova era…
O percussionista Shawn "Clown" Crahan falou sobre o futuro das turnês do Slipknot e revelou…
A lendária banda de rock alternativo, Queens of the Stone Age, acaba de anunciar seu…
Em uma entrevista à Rocket Beans TV, o renomado baixista Robert Trujillo revelou o seu…
A renomada banda Avenged Sevenfold surpreendeu os fãs ao lançar nesta sexta-feira (12) o seu…
A banda de grunge dos anos 90 e início dos anos 2000, DOGSTAR, liderada por…