O ex-baixista do Black Sabbath, Geezer Butler, disse que “enlouqueceu” com o tédio depois que a banda encerrou sua carreira.
Eles fizeram seu último show em fevereiro de 2017, ele inicialmente gostou da sensação de não receber ligações, mas esse sentimento não durou muito.
Butler disse à Billboard:
“Após 18 meses de aposentadoria, eu teria dito sim a qualquer coisa”.
“Depois que o Sabbath terminou, eu só queria tirar uma folga e acordar todos os dias e pensar: ‘Ah, ótimo, não tenho nada para fazer hoje’. Isso foi bom por um ano. Depois que eu coloquei cerca de 20 libras e assisti a todos os programas de TV, eu simplesmente enlouqueci”.
Ele disse que passou “alguns meses” sem tocar nenhuma música antes de começar a considerar a possibilidade de um álbum solo, mas nesse ponto veio o convite para se juntar ao Deadland Ritual ao lado do Matt Sorum, que foi baterista do Guns N ‘Roses, e do Velvet Revolver, e também com Steve Stevens, guitarrista do Billy Idol, e Franky Perez, vocalista do Apocalyptica.
“Nós nos sentamos em meu restaurante vegano favorito, Crossroads na Avenida Melrose, e conversamos sobre música diferente, e o tipo de coisa que eu estava pensando“, ele lembrou. “E no final, todos eles dizem: ‘Queremos que você se junte à banda. Você quer se juntar?’ E eu disse, ‘sim'”.
Eles inicialmente gravaram três faixas, mas Butler disse que ele reformulou uma delas, “Broken and Bruised“, porque ele achava que era muito parecido com sua antiga banda. “Eu disse: ‘Eu gosto da música, mas algumas precisam ser mudadas'”, explicou ele.
“Nós nos juntamos e Franky eventualmente veio com as letras, e depois que eu entrei, eu meio que apontei as partes que precisavam mudar e nós fomos de lá. Houve uma parte que soava muito parecido com o Black Sabbath. A música era uma vibe muito Sabbath. Você ouviria e pensaria que era o Sabbath. Então mudamos isso um pouco. ”
O Deadland Ritual anunciou recentemente seus primeiros shows , com sua estreia ao vivo no Troubadour em Hollywood no dia 8 de maio. “Estamos pensando em fazer sete músicas originais, que fizemos até agora, a menos que escrevamos mais entre agora e maio ”, disse Butler. “Provavelmente três ou quatro músicas do Sabbath, ‘NIB‘ porque é com isso que eu sou particularmente associado, a introdução de baixo e todo esse tipo de coisa. E algumas coisas que o Sabbath não fez, como “Symptom of the Universe“. … Mais obscuras músicas do Sabbath, em vez de ‘Iron Man‘ ou ‘Paranoid‘”.
Ele acrescentou que a música “Slither“, do Velvet Revolver, e “Rebel Yell“, do Billy Idol, provavelmente também serão incluídas.