A banda Medjay acaba de divulgar a arte e o conceito do álbum Sandstorm, que teve a mentoria artística e musical do guitarrista, compositor e vocalista Rafael Bittencourt (Angra, Bittencourt Project). Os músicos Phil Lima (guitarra e vocal), Samuka (baixo), Tiago Vitek (bateria) e Freddy Daniels (guitarra) explicam sobre esta nova fase da Medjay e todo o conceito deste trabalho.
O conceito do disco é um dos grandes momentos deste novo trabalho. Tempestade de Areia é o nome dado há um fenômeno da natureza conhecido como lito meteoros e ocorre quando a umidade relativa do ar é mais baixa que 80%. Esse fenômeno nos serviu de inspiração para um acontecimento no Egito em 2011, conhecido como a “Revolução do Nilo ou Revolução de Lótus”. A revolução no campo político do mundo Árabe foi como uma tempestade de areia que varreu do poder a “tirania”, iniciando uma nova perspectiva de liberdade e justiça social.
A música título do álbum é uma homenagem a Marcha de milhares de pessoas a praça Tahrir (Al Midan) no Cairo que marca o início da revolução popular no Egito. Ela exalta a luta de um povo guerreiro que deseja justiça, paz e liberdade. A praça tornou-se símbolo de luta e resistência, pois ali sangue foi derramado, vidas martirizadas, dando início a um período de luta, esperança e liberdade para esse povo guerreiro movido pelo espírito dos antigos Medjay.
No trabalho de capa desenvolvido pelo Designer Rômulo Dias, procuramos apresentar três símbolos principais desse evento histórico. O tanque de guerra retratando o poder da tirania exercido por um governo que ficou trinta anos como mandatário do país. O povo guerreiro que resistiu a força, levando para a praça a revolução política através da arte popular e do confronto. Por isso, em cima do tanque um Medjay com o rosto protegido pelo SHEMAGH (lenço utilizado pelos árabes para proteger o rosto do sol e da areia) ergue a bandeira da vitória.
A tempestade de Areia juntamente com as pirâmides retratam tanto a antiguidade egípcia quanto a atualidade, pois são partes inerentes a sua própria história. “É com muita alegria que compartilhamos com os Medjay Warriors o conceito do nosso Álbum. Esperamos que nossas músicas possam alcançar todos vocês, despertando o espírito de luta, coragem e esperança do povo guerreiro que somos”, disse Samuka, historiador, baixista e fundador da banda Medjay.