Rita Lee, uma das mais influentes artistas da história do rock brasileiro, faleceu na noite de segunda-feira (8) em sua residência em São Paulo, aos 75 anos de idade. A notícia foi confirmada através das redes sociais da cantora e de seu marido, Roberto de Carvalho.
Rita Lee foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e, apesar de ter se recuperado da doença após tratamento, ainda estava em processo de recuperação. O velório será realizado nesta quarta-feira (10) no Planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo, e estará aberto ao público das 10h às 17h. De acordo com a vontade da artista, seu corpo será cremado em uma cerimônia particular.
A cantora foi responsável por influenciar toda uma geração de artistas e fãs de rock no Brasil, com sua música marcante e seu estilo irreverente. Sua carreira teve início nos anos 60, como integrante da banda Os Mutantes, e seguiu em carreira solo, com inúmeros sucessos ao longo das décadas seguintes. A morte de Rita Lee representa uma grande perda para a cultura brasileira e para o cenário musical do país.