É provável que você pense que o baixista Mark Andes, fundador da banda Spirit, esteja um pouco atrasado em sua ação judicial. Mas nunca é tarde para reivindicar uma suposta contribuição em um dos grandes clássicos da música.
De acordo com a Business Week, Andes está processando o Led Zeppelin por um suposto plágio em “Stairway To Heaven“, de 1971. Segundo o baixista, há muitas semelhanças entre a canção do Zeppelin e a música “Taurus“, do Spirit, lançada em 1969.
Mark Andes busca uma liminar para bloquear o relançamento do álbum “IV“, do Led Zeppelin, que contém “Stairway To Heaven“. Ele quer que o falecido guitarrista Randy California, autor de “Taurus“, seja creditado no clássico do Zeppelin.
Para ganhar a ação nas leis dos Estados Unidos, Mark Andes precisa provar não apenas que as músicas são iguais, mas que o Led Zeppelin também teve acesso ao conteúdo original. A prova de Andes deve girar em torno do período em que o Zeppelin foi a banda de abertura de uma turnê do Spirit em solo estadunidense, no ano de 1968.
Compare as músicas:
Spirit: “Taurus”
Led Zeppelin: “Stairway To Heaven”
Fonte: Igormiranda.com.br