Neil Peart, baterista do Rush, morre aos 67 anos

Date:

Neil Peart, baterista e letrista da banda Rush, morre aos 67 anos. A causa foi um câncer cerebral, no qual ele estava silenciosamente lutando contra há 3 anos, de acordo com Elliot Mintz, porta-voz da família Peart. Um representante da banda confirmou a informação à revista Rolling Stone.

Peart era reconhecido com um dos grandes bateristas da história do rock, com um estilo extravagante, mas absolutamente preciso, homenageou seu herói, Keith Moon (The Who), indo muito além desse exemplo. Ele se juntou ao cantor-baixista Geddy Lee e ao guitarrista Alex Lifeson no Rush em 1974, e suas letras virtuosas e letradas e imaginativas – que atraíram Ayn Rand e a ficção científica, entre outras influências – ajudaram a tornar o trio uma das principais bandas da era do rock clássico. Sua bateria enche músicas como “Tom Sawyer“, com ganchos por si só, cada uma com uma mini composição inesquecível. Autodidata rigoroso e escritor talentoso, Peart também foi autor de inúmeros livros.

Mandatory Credit: Photo by Mediapunch/Shutterstock (4915019g) Neil Peart Rush in concert at MGM Grand, Las Vegas, America – 25 Jul 2015

Peart nunca parou de acreditar nas possibilidades do rock (“um presente além do preço“, ele o chamou na faixa de Rush de 1980 The Spirit of Radio“) e desprezando o que via como super-comercialização da indústria da música. “Trata-se de ser seu próprio herói”, disse ele à Rolling Stone em 2015. “Decidi nunca trair os valores que os jovens de 16 anos tinham, de nunca vender, de nunca se curvar ao homem. Um compromisso é o que eu nunca posso aceitar. ”

Peart cresceu em Port Dalhousie, um subúrbio de classe média a 110 quilômetros de Toronto. Quando adolescente, ele alisou os cabelos, passou a usar uma capa e botas roxas no ônibus da cidade e rabiscou “Deus está morto” na parede do quarto. A certa altura, ele teve problemas por ficar batendo em sua mesa durante as aulas. A ideia de punição de seu professor era insistir para que ele batesse em sua mesa sem parar por uma hora de detenção, tempo que ele passou alegremente recriando Tommy de Keith Moon.

Deixe um comentário

Compartilhar postagem:

Se inscrever

Popular

Matérias Relacionadas
Matérias Relacionadas

Within Temptation lança o esperado single “Wireless”

O mais recente single do Within Temptation, "Wireless", marca...

Slipknot pode fazer maratona de shows tocando todos seus discos na íntegra

O percussionista Shawn "Clown" Crahan falou sobre o futuro...

Queens of the Stone Age lança videoclipe para “Emotion Sickness”

A lendária banda de rock alternativo, Queens of the...