Uma lenda urbana teve início em 1968, quando Jimi Hendrix soltou um casal de periquitos para representar a paz durante um evento em Carnaby Street, na cidade de Londres. Alguns anos depois da morte do músico, passou-se a dizer que ele teria sido o responsável por introduzir essa ave no território britânico.
No entanto, um novo estudo publicado no Journal of Zoology e reproduzido pela BBC deixa claro que os periquitos não chegaram ao Reino Unido pelas mãos do ícone do rock. Ornitólogos das universidades de Goldsmiths, UCL e Queen Mary confirmaram que as aves já habitavam a Grã–Bretanha desde pelo menos 1855, quando foi avistado um periquito em Norfolk.
O estudo indica que o número de periquitos selvagens aumentou consideravelmente após uma tempestade que assolou o Reino Unido em 1987, provocando a destruição de várias casas, permitindo que muitos pássaros escapassem. Antes disso, entre os anos 30 e 50, solturas intencionais também podem ter colaborado com o aumento da população.
Voltando ao saudoso Jimi Hendrix, os pesquisadores acreditam que o peso de seu sucesso na cultura pop colaborou para que a lenda urbana dos periquitos se mantivesse viva até os dias de hoje.