O consumo de música via streaming já representa a maior parte do consumo de música no Brasil e no mundo, segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI). Alinhado com as tendências globais desde a sua criação há 20 anos, o Showlivre.com – pioneiro e referência nacional na arte de produzir e transmitir música ao vivo pela internet – apresenta sua grande novidade: ShowlivrePlay. Trata-se de uma plataforma de streaming de música ao vivo no formato pay-per-view, a partir de casas de shows e festivais. Os artistas poderão decidir se desejam tornar o conteúdo do show disponível para venda posterior, no formato on demand, assim como precificar as apresentações da forma que preferirem.
O lançamento do ShowlivrePlay já estava previsto para este primeiro semestre. Mas a data de lançamento foi antecipada para o dia 08 de Abril por conta da pandemia e quarentena que impactaram profundamente o show business. A plataforma estreia com a campanha #MúsicaSalva, que permitirá reverter a receita dos webshows não somente para o artista, mas também para o Fundo Emergencial para a Saúde Coronavírus Brasil. Os artistas que iniciam o projeto são:
08 de abril (quarta-feira)
14h Bia Ferreira
17h Chico César
09 de abril (quinta-feira)
14h Rhaissa Bittar
17h Ana Cañas
10 de abril (sexta-feira)
14h Samuca (Samuca e a Selva)
17h Doralyce
11 de abril (sábado)
14h Esteban
17h Sérgio Britto (Titãs)
*Outros nomes como Versalle, NDK, BNegão, Supla e Tribo de Jah também estão confirmados.
Como a plataforma vai funcionar?
Artistas do meio musical farão as transmissões ao vivo de suas casas, com o apoio técnico da equipe do Showlivre. Os shows têm duração mínima de 30 minutos e os ingressos serão vendidos na plataforma ShowlivrePlay através de cartão de crédito. Durante a campanha #MúsicaSalva, o fã poderá escolher entre três valores a contribuir, além de haver uma opção “sem custo”. O fã acessa a plataforma ShowlivrePlay, se cadastra e assiste seus shows preferidos através de celular, tablet ou desktop.
Toda a receita líquida gerada pela campanha #MúsicaSalva será distribuída 50% para o artista e 50% para o Fundo Emergencial para a Saúde Coronavírus Brasil. Fica a critério do artista doar 100% para fundo de combate ao coronavírus. O ShowlivrePlay abre mão de sua parte da remuneração neste momento. “Ao mesmo tempo em que levamos música ao vivo e entretenimento para a casa das pessoas, contribuímos para o combate ao avanço da pandemia do coronavírus e geração de receita para a cadeia da produção artística”, afirma Alexandre Melo, um dos sócios do Showlivre.com.