O clipe do Nirvana para “Smells Like Teen Spirit” atingiu oficialmente um bilhão de visualizações no YouTube . “Smells Like Teen Spirit” abriu o lançamento inovador do Nirvana “Nevermind” ( Geffen / UMe ), que alcançou o primeiro lugar no mundo, vendendo mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo. O single fez sua estréia em 27 de agosto de 1991 e o vídeo a seguir mostrava a banda tocando música de fundo para uma equipe de torcida verdadeiramente animada do ensino médio.
“Nevermind” viria a ser muito mais do que um dos álbuns mais bem sucedidos e influentes de todos os tempos. Ele retornou a integridade e a paixão do rock ‘n’ roll ao topo das paradas e continua a ser uma inspiração singular para fãs e músicos nas últimas três décadas – e nas gerações vindouras. Foi creditado ao longo dos anos por ajudar a matar o metal do cabelo.
Charles R. Cross , autor de “Heavier Than Heaven”, uma biografia do vocalista do Nirvana, Kurt Cobain , disse ao Today.com sobre o mega-sucesso de “Nevermind”: “É um álbum incrível. Teria sido um sucesso sempre que Mas, ao mesmo tempo, era o momento certo para que houvesse um ato superstar como o Nirvana, que aconteceu logo no final da sinuca do hair metal e o mundo estava gritando por rock que seria significativo novamente. E o momento para uma nova geração que quer uma voz também foi ideal. Aconteceu que tudo se juntou no exato momento exato em que o rock precisava de uma revolução“.
No início deste mês, o YouTube divulgou sua lista dos principais videoclipes de todas as décadas, dos anos 80 aos 2010. O Guns N’ Roses acabou no topo da lista dos anos 80 e 90, graças a “Sweet Child O’ Mine” e “November Rain”, respectivamente, os quais já conquistaram mais de 1 bilhão de visualizações. “Smells Like Teen Spirit” foi o segundo vídeo mais assistido dos anos 90. Em outros lugares, o “Numb” de Linkin Parkfoi o segundo vídeo mais visto dos anos 2000, tendo acumulado mais de 1 bilhão de visualizações.