Um pouco sobre Nirvana

Date:

Olá pessoal! Estava ansioso para chegar sexta-feira (só pude terminar hoje galera!) – e igualmente preocupado: estou lotado de aulas e no meio de uma crise em que simplesmente não conseguia escrever (que, acredito eu, já passou). Também estou lendo a biografia do John Taylor e esperando para receber outra biografia fodástica que “inspirou” isso aqui.

Hoje vou falar do Nirvana, uma das bandas que antes era relutante à aderir porque achava “pesado demais” (sabe de nada inocente), e hoje, quanto mais leio sobre, mais eu acho foda! Fundada por Kurt Cobain e Krist Novoselic em 1987 (Dave Grohl veio depois, em 1990) e se tornaram a banda mais influente dos anos 90, após o repentino sucesso de “Smells Like Teens Spirit” (single do Nevermind) que é conhecido pela galera que estuda música como “o ponto em que o Rock Alternativo entrou para o mainstream” (pra quem não sabe, mainstream é nome chique para cultura pop).

Esse sucesso repentino fez com que Kurt se tornasse meio que a “voz da geração”. O cara era contra homofobia, racismo e todos esses tipos de opressões, e o sucesso estava lhe preocupando, no sentido de que muitos que se diziam “fãs” não acreditavam nos ideais da banda. Isso, somado ao fato de que ele não estava muito confortável com a mídia, foi responsável pelo conceito do “In Utero“: Um álbum que mostrasse o coração do Nirvana, o que ela realmente era.

Infelizmente, um ano depois do lançamento do disco Kurt Cobain suicidou-se, motivado pelo seu medo de se tornar um “hipocrita” (ele não estava mais sentindo prazer em fazer música e não queria enganar as pessoas). Até hoje, as investigações do ocorrido são temas de estudo, e existem muitos fãs que pedem a reabertura do caso – acho que tem uma galera que acredita nessa coisa de teoria da conspiração etc. Muita gente não faz ideia dos ideais políticos do Kurt e da banda, o que levam à muitos comentários idiotas dizendo que eles são só um bando de rebeldes sem causa… Bando de desocupados! O que importa é que o Nirvana tem uma forte legião de fãs (e posers) até hoje.

Curtiu saber um pouquinho da história da banda? O texto está bem ralo, queria por MUITO mais coisas… Mas se cobrisse todo o território que queria ele não teria fim HAHAHAHAHA. De qualquer forma, nós aqui do Rock de Verdade, em parceria com a Bel Bonotto, vamos sortear dois (isso mesmo, DOIS) sortudos para levar pra casa uma cópia do livro “Kurt Cobain: A Construção de um Mito“, que foi lançado ainda esse ano aqui no Brasil (e que eu estarei resenhando muito em breve!). Para saber como ganhar, basta clicar aqui.

Bom, vou dar uma de teletubbies agora porque é hora de dar tchau, mas não se esqueçam: Toda semana tem Da5vi aqui no Rock de Verdade, e mesmo que na semana que vem um ataque liderado por babuínos mutantes me impeça de postar algo novo, tem uma galera muito foda por aqui. Isso é tudo, pessoal! (E me sigam no Twitter, @Da5vi u_u)

Deixe um comentário

Compartilhar postagem:

Se inscrever

Popular

Matérias Relacionadas
Matérias Relacionadas

Within Temptation lança o esperado single “Wireless”

O mais recente single do Within Temptation, "Wireless", marca...

Slipknot pode fazer maratona de shows tocando todos seus discos na íntegra

O percussionista Shawn "Clown" Crahan falou sobre o futuro...

Queens of the Stone Age lança videoclipe para “Emotion Sickness”

A lendária banda de rock alternativo, Queens of the...