Categories: Resenhas

40 anos do primeiro disco do Ramones

Os primeiros acordes de Blitzkrieg Bop introduzem um hino oficial de um manifesto definitivo do punk. “Hey Ho, Let’s Go” se transformou em jargão-comum em diversificadas rodas de pôgo. Já vi até metaleiro entoando um “Hey, Ho” com a mesma potência de um bom e aprisionado “Foda-se” – com o perdão da deselegância.

Gravado em dois dias, Ramones surrou e despiu o rock.  Depois surrou de novo. Quem ouve mal pode acreditar que o produtor Craig Lion utilizou técnicas de gravação semelhantes a dos Beatles. Os Led Zeppelianos da época desacreditaram. “Não tem solo?”

Nem solo nem poesia. As letras são toscas e simples, com temas orbitando em conflitos adolescentes. As sutis pinceladas em violência, drogas e prostituição são leves e despretensiosas, tal qual um irmão que soca o outro como forma de dizer “eu te amo”, evidente em certa doçura melódica do disco.

Hoje, dia 23 de abril de 2016, o primeiro álbum de uma das mais emblemáticas bandas da história do rock completa 40 anos, virou um tiozão com muita história pra contar. Mas o que será que esse quarentão deixa de legado para os próximos quarenta anos?

Em primeiro lugar, a possibilidade de diversão com 3 acordes e a sensação de que toda guitarra pode voar. O Stooges já havia feito isso antes, mas foi o Ramones que mastigou o conceito e nos deu de bandeja, o que ninguém pode tirar de nós.

Em segundo – mas não menos importante – exemplos a serem seguidos. Brotaram bandas que captaram a mensagem de que tudo era possível com Lá, Ré e Mi, e até hoje essa incubadora vem gerando vida nova. The Clash, Wire, Buzzcocks, Iggy Pop, Sex Pistols, The Jam, The Saints, Siouxsie and the Banshees, The Germs, Undertones e Damned, só pra citar as que nasceram ainda nos 70’s.

De lá pra cá veio muita coisa e o punk evoluiu, se multiplicou e se dividiu em ramificações específicas, espalhando sementes que apontam para diferentes direções, mas juntas por uma única raiz.

E até hoje, em qualquer show, de um mega-estádio ao boteco do seu bairro, nossos ouvidos se deparam com um imortalizado “Hey, Ho!”

 

Quer saber mais sobre música com bom humor? Acesse o canal Bode Ninja.

Rodrigo Knoeller

Share
Published by
Rodrigo Knoeller

Recent Posts

Within Temptation lança o esperado single “Wireless”

O mais recente single do Within Temptation, "Wireless", marca o Início de uma nova era…

12 meses ago

Slipknot pode fazer maratona de shows tocando todos seus discos na íntegra

O percussionista Shawn "Clown" Crahan falou sobre o futuro das turnês do Slipknot e revelou…

12 meses ago

Queens of the Stone Age lança videoclipe para “Emotion Sickness”

A lendária banda de rock alternativo, Queens of the Stone Age, acaba de anunciar seu…

12 meses ago

Baixista do Metallica, Robert Trujillo declara seu amor pelo álbum “Master Of Puppets”: “Tem tudo que eu amo”

Em uma entrevista à Rocket Beans TV, o renomado baixista Robert Trujillo revelou o seu…

12 meses ago

Avenged Sevenfold: Novo single, “We Love You”, chega com vídeo imersivo de 360°

A renomada banda Avenged Sevenfold surpreendeu os fãs ao lançar nesta sexta-feira (12) o seu…

12 meses ago

DOGSTAR, a banda de Keanu Reeves, retorna com seu primeiro show em mais de duas décadas no festival BottleRock

A banda de grunge dos anos 90 e início dos anos 2000, DOGSTAR, liderada por…

12 meses ago