Notícias Shows 

Ícone do doom, Pentagram estreia no Brasil com turnê de 50 anos

A resposta norte-americana ao britânico Black Sabbath chama-se Pentagram, banda do norte da Virginia que, após 50 anos de histórias, reviravoltas, superações e perseverança, é igualmente um ícone e nome de respeito do heavy/doom metal mundial. A importante turnê que celebra meio século de serviço à música traz o Pentagram pela primeira vez à América do Sul, com show único no Brasil, dia 13 de setembro, no Fabrique Club (São Paulo).

O primeiro full length, homônimo (que virou ‘Relentless‘, nas reedições), saiu apenas em 1985, após 14 anos de atividades e alguns singles e uma demo lançada. Estava sacramentada a sonoridade densa e não raramente sinistra do Pentagram, repleta de riffs metálicos impactantes de uma espécie de hard rock distorcido e psicodélico, alguns solos wah-wah e letras doentias confessionais do fundador da banda, o vocalista Bobby Liebling.

Pioneiros do proto-doom, o Pentagram riscou de vez seu nome no hall das bandas lendárias com o álbum seguinte, ‘Day of Reckoning‘ (1897), com verdadeiros hinos heavy doom, amparados por timbres que remetem diretamente ao da guitarra soberana de Tony Iommi da época de ouro do Black Sabbath. A qualidade ainda superior ao do disco de estreia aponta este segundo lançamento como um dos melhores da extensa carreira do Pentagram.

Décadas depois, o culto ao Pentagram foi renovado e a sonoridade desafiadora e instigante da banda chegou a novas gerações, graças ao lançamento em 2011 do documentário ‘Last Days Here‘. A produção rodou o mundo. Conta a luta de Bobby Liebling contra as drogas e depressão, além de mostrar o reencontro do vocalista com integrantes antigos para trazer de volta a aura dos ‘velhos tempos‘.

Reabilitado, Bobby foi reagrupado ao Pentagram em 2017 e desde então, fazem esporádicas turnês pelos Estados Unidos, e agora é a vez da América do Sul. A banda promete shows só de clássicos da persistente carreira.

O último disco lançado pelo Pentagram é ‘Curious Volume‘, de 2015. O nono álbum de estúdio saiu via Peaceville Recoords e contém tanto material escrito na década de 1970 como outras músicas feitas especialmente para este álbum. O resultado é uma mistura única – e homogênea – de doom metal moderno com a típica sonoridade psicodélica de décadas passadas. O título é uma referência ao ‘poeta maldito’ Edgar Allan Poe: ‘Curious Volume‘ aparece no primeiro parágrafo da emblemática obra literária ‘O Corvo‘.

A realização do show local é do Fabrique Club.

posterA3

Serviço
Pentagram pela 1ª vez no Brasil – 13 de setembro em SP
Eventohttps://www.facebook.com/events/1254903398043575/
Data: 13 de setembro de 2020
Horário: 18h (portas)
Local: Fabrique Club (rua Barra Funda, 1071 – Barra Funda/SP)
Classificação etária: 16 anos
Ingresso: R$ 110 (1º lote, meia promocional | estudante), R$ 130 (2º lote, meia promocional | estudante)
Venda onlinehttps://pixelticket.com.br/eventos/5393/pentagram
Venda física: Locomotiva Discos (rua Barão de Itapetininga, 37 – Loja 8 – República, São Paulo)

Avatar

Matérias Relacionadas